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Bradesco apresenta política de diversidade, mas o movimento Sindical cobra temas como: demissões, saúde Bradesco e impactos da reestruturação

Na manhã desta quarta-feira, 28 de maio, a Comissão de Organização dos Empregados (COE) Bradesco/CONTEC realizou reunião virtual com representantes da área de Relações Sindicais do Banco Bradesco S.A. A reunião foi coordenada pelo presidente da comissão, Gladir Antônio Basso e pelo secretário da COE, Breno Ferreira de Souza, com participação de dirigentes sindicais de todas as regiões do país, representando federações e sindicatos filiados à CONTEC.

A reunião teve início com uma apresentação institucional do Bradesco sobre sua política de diversidade e inclusão. A exposição destacou os cinco pilares da estratégia de diversidade do banco: Gênero, Raça, Pessoa com Deficiência, LGBTQIAPN+ e Gerações. Foram apresentados dados, políticas internas, ações afirmativas e a estrutura dos grupos de afinidade — incluindo iniciativas como mentorias, treinamentos antidiscriminatórios e programas de aceleração de carreira.

A apresentação do banco sobre diversidade pode ser acessada neste link https://www.bradescori.com.br/o-bradesco/relatorio-integrado-e-esg/ a partir do dia 30/05/2025.

A CONTEC reconheceu a qualidade da apresentação, especialmente no esforço de estruturação interna dos comitês e capacitações. No entanto, os dirigentes reforçaram que é essencial que esse compromisso com a diversidade não se restrinja à comunicação institucional, mas se reflita de maneira efetiva na valorização e no respeito aos trabalhadores nas agências, que hoje enfrentam sobrecarga, pressão e insegurança em meio ao processo de reestruturação.

Logo após a apresentação, a reunião prosseguiu com a cobrança de respostas objetivas sobre temas críticos vivenciados nas unidades de trabalho.

Entre os pontos de pauta levados à mesa, os dirigentes reforçaram a preocupação com as demissões recentes e o fechamento de agências. Representantes denunciaram a ausência de critérios claros para os desligamentos, que em muitos casos atingem funcionários com décadas de dedicação e experiência, sem reaproveitamento, mesmo em áreas com demanda. O banco afirmou que estão ocorrendo admissões e que os funcionários de agências fechadas estão sendo reaproveitados em outros seguimentos do banco, e que as demissões que ocorrem passam por uma criteriosa análise antes de ocorrer.

Também foi fortemente debatida a situação da saúde mental dos bancários. A pressão por metas, a vigilância constante, a sobrecarga de tarefas e a desvalorização funcional têm adoecido os trabalhadores.

Um tema de grande discussão foi o Saúde Bradesco, onde o movimento sindical explanou as dificuldades vivenciadas pelos funcionários, principalmente no interior dos estados, e cobrou uma melhora no reembolso praticado pela operadora, além de melhora no APP de forma que todos possam informar pelo aplicativo o não atendimento dos profissionais cadastrados. Os pontos expostos foram anotados e serão analisados pelo banco.

Outro tema sensível foi o uso do WhatsApp corporativo vinculado ao computador, tema já debatido por esta COE em 2024. Esta medida facilitaria o trabalho e permitiria um menor esforço do funcionário no manuseio do aparelho. As representantes do banco ficaram de levar esta proposta ao setor responsável para análise.

Um tema já cobrado anteriormente e que voltou a ser debatido foi o atendimento de clientes digitais nas agências, onde as produções feitas a esses clientes não pontuam o funcionário da agência. O banco afirmou que a migração ao digital ainda está em processo e que essa situação logo se resolverá.

O coordenador Gladir Basso reforçou que o movimento sindical está atento e busca respostas efetivas. Alertou sobre a falta de retorno sobre pautas anteriores e cobrou compromisso com a continuidade do diálogo. Foi solicitado formalmente o agendamento de uma nova reunião para debater o programa Supera e o PRB, com a presença de dirigentes de todo o país, dada a gravidade dos relatos dos funcionários quanto a perca de valores neste programa.

Silvia Eduara Cavalheiro, representante da área de Relações Sindicais do banco, respondeu a parte das demandas e afirmou que levaria os pontos à gestão. No entanto, os dirigentes reforçaram que esperam mais do que acolhimento — querem participação das áreas responsáveis e efetividade nas respostas.

Os coordenadores encerraram reunião lembrando que o movimento sindical cumpre seu papel ao alertar e cobrar melhorias, mas que cabe ao banco demonstrar, com ações concretas, seu compromisso com o bem-estar e o respeito aos trabalhadores.

A CONTEC continuará acompanhando os desdobramentos e reforça seu compromisso com a luta por condições de trabalho dignas, respeito e valorização dos empregados do Bradesco. (Fonte: Contec)

ASCOM CONTEC

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