Menu fechado

Febraban destaca temas de tecnologia que estarão na agenda dos bancos em 2021

Open banking e funcionalidades adicionais do Pix são algumas das novidades

Nesta última semana do ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) consolidou quais são as próximas novidades tecnológicas que entrarão na agenda das instituições financeiras em 2021. Entre as novas funcionalidades estão o Pix Cobrança, o Saque Pix e o Pix Garantido, além do início da adoção do open banking no Brasil.

Desde o dia 16 de novembro, os brasileiros, pessoas físicas ou jurídicas, já podem enviar e receber dinheiro em menos de dez segundos, durante 24 horas por dia e sete dias por semana por meio do Pix, criado pelo Banco Central.

Para 2021, a agenda evolutiva desse novo sistema de pagamentos será focada nas transações P2B (entre pessoas e empresas).

Assim, em março, começará a funcionar o Pix Cobrança, que permitirá que lojistas, varejistas e prestadores de serviços criem QR codes impressos para receberem pagamentos. Com a nova funcionalidade, será permitido fazer cobranças com vencimentos em datas futuras, e será possível incluir o cálculo de juros, multas e descontos em pagamentos.

Para o segundo trimestre do ano que vem, estão previstas as implementações do Saque Pix, que possibilitará que o usuário faça uma transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um comércio e saque a quantia em dinheiro em espécie em estabelecimentos cadastrados, e também do Pix Garantido, que permitirá que o usuário faça transações como se fossem compras parceladas. O Banco Central anunciará a agenda das novas funcionalidades no próximo Fórum Pix, previsto para 28 de janeiro de 2021.

Fonte: Valor Econômico