A Caixa está implantando um novo modelo de autenticação de acesso (token) ao sistema corporativo do banco com a justificativa de aumentar a segurança. O problema é que o sistema deverá ser acessado a partir do celular pessoal do empregado.
Todo o processo está sendo imposto pela Caixa sem discussão prévia com os empregados. A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), após tomar conhecimento do problema, solicitou à Caixa uma mesa de negociação urgente para tratar o assunto, além de imediata suspensão da implementação do sistema.
Segundo a CEE, os comunicados do banco não preveem reembolso ou contraprestação aos empregados pelo uso de seus recursos pessoais para o trabalho. As entidades já receberam diversos relatos, por parte dos empregados, de problemas de acesso na aplicação do sistema de Múltiplo Fator de Autenticação (MFA).
A CEE informou que enviará um ofício à Caixa requerendo a suspensão da aplicação do novo sistema até que mesa de negociação para discutir a questão seja instalada.
A nova ferramenta (MFA) é a combinação de dois ou mais métodos de autenticação, onde o usuário é solicitado a confirmar a identidade no acesso a algum serviço. Na Caixa, a confirmação será em duas etapas: login e senha da rede Caixa; e a aprovação do acesso por meio de aplicativo no smartphone.
Fonte: Bancários ES