Pedro Guimarães afirmou que medidas que diminuem o caráter público da Caixa, através da entrada de capital privado, são condições para a devolução dos IHCD
A presidência da Caixa Econômica Federal manifestou a intenção de retomar o processo de descapitalização do Banco Público. Durante coletiva nesta quinta-feira (18) sobre os resultados da instituição no quatro trimestre de 2020, Pedro Guimarães afirmou que pretende devolver os chamados Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD).
Os IHCD funcionam como um empréstimo realizado sem prazo de pagamento que reforça o capital de instituições financeiras.
O instrumento, operado pelo Tesouro Nacional, tem sido usado para aumentar a capacidade de empréstimos de Bancos Públicos fornecendo segurança financeira.
Além disso, Guimarães afirmou que medidas que diminuem o caráter público da Caixa, através da entrada de capital privado, são condições para a devolução dos IHCD.
“Tendo IPO [oferta inicial de ações] da Caixa Seguridade, a venda de ações ordinárias do Banco Pan que a Caixa detém, [A devolução de IHCD] é parte de nossa estratégia desde 2019. Não fizemos em 2020 por conta da pandemia”, disse.
A estratégia citada por Guimarães é criticada pelo movimento sindical que vê na medida uma forma de retração e diminuição da capacidade de ação do banco público.
Fonte: Sindicato/bancários (FEEB SC)