Na manhã desta terça-feira (25/05), a mesa de negociação da CONTEC voltou a se reunir, por videoconferência, com a mesa da FENABAN, para debater as medidas para enfrentamento à covid-19 e à reforma tributária em andamento. Participaram do encontro o presidente da CONTEC, Lourenço Ferreira do Prado; representantes de sindicatos e federações; além da representação da FENABAN, coordenada pelo dr. Adauto Duarte.
Durante a reunião, o coordenador da mesa da FENABAN informou que a entidade minutou documento registrando protocolo nacional adotado pelos bancos, no combate à covid-19. Para Aduato Duarte, o documento é um avanço para toda a categoria. Questionado pelos representantes da CONTEC, ele ainda informou que o setor bancário apresentou elevado índice de contaminação pela covid-19.
O coordenador da mesa da FENABAN falou das preocupações dos bancos com as matérias relativas à reforma tributária, que se encontram tramitando no Congresso Nacional e seus reflexos para a categoria bancária. Ele destacou ainda a atual concorrência enfrentada pelos bancos, que empregam 503 mil trabalhadores, em 4 mil municípios, com salário de cerca de 3 vezes a média nacional. Segundo ele, o problema da concorrência consiste especialmente na diferença de tratamento tributário. Por isto, a Fenaban solicitou ajuda dos dirigentes sindicais no trabalho junto ao Congresso, para que a assimetria não seja ampliada.
O presidente da CONTEC destacou que há muitos anos os trabalhadores defendem a “equidade de tratamento tributário para o setor, objetivando, sobretudo, a manutenção dos empregos”.
Lourenço Prado registrou ainda dentro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante a 109ªConferência, há uma comissão de resposta, que deve oferecer ao final do encontro, um relevante documento em nível mundial para tratar das medidas de combate à covid-19.
O coordenador da mesa da FENABAN agradeceu a disposição e destacou que os bancários são referência para a sociedade brasileira, dizendo ainda que não há como fugirmos das operações digitais, cujo aumento decorre de mudança cultural, acelerada pela pandemia.
Diretoria Executiva da CONTEC