Aplicativos de bancos são seguros e dados de uso não ficam armazenados nos aparelhos
Diante dos relatos de roubos de celulares seguidos de transações bancárias, a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que os aplicativos dos bancos contam com o máximo de segurança em todas as suas etapas, desde o seu desenvolvimento até a sua utilização. Portanto, não existe qualquer registro de violação da segurança desses aplicativos, os quais contam com o que existe de mais moderno no mundo para este assunto. Além disso, para que os aplicativos bancários sejam utilizados, há a obrigatoriedade do uso da senha pessoal do cliente.
Como funciona o golpe
Muito dos roubos ocorrem em vias públicas durante o uso do celular pelas pessoas. Dessa forma, os criminosos têm acesso ao celular já desbloqueado e, a partir daí, realizam pesquisas no aparelho buscando por senhas eventualmente armazenadas pelos próprios usuários em aplicativos e sites. De posse dessas informações, tentam ingressar no aplicativo do banco.
Para se proteger desse golpe, é fundamental que os clientes adotem os seguintes cuidados:
– Usar sempre o procedimento de bloqueio da tela de início do celular;
– Nunca utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites;
– Jamais anotar senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais em seu celular;
– Não repetir a senha utilizada para acesso ao seu banco para uso em quaisquer outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet;
– Jamais anote a senha, memorize-a para o uso.
Adicionalmente, sempre que seu celular for roubado, o cliente deverá:
– Notificar imediatamente o seu banco para que as medidas adicionais de segurança sejam adotadas, especialmente o bloqueio do app do banco e senha de acesso;
– Avisar à operadora de telefonia para o bloqueio imediato da linha
– Registrar o Boletim de Ocorrência junto à autoridade policial.
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos (FEEB SC)