Duas agências do Bradesco, em São Vicente ( SP), foram autuadas pela prefeitura por terem retirado as portas giratórias com detectores de metal. Os autos de infração foram lavrados após denúncias do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, que desde o ano passado está lutando contra a postura do banco de retirada dos equipamentos de segurança e vigilantes de algumas unidades da Baixada Santista.
As agências bancárias ficam na Avenida Ulisses Guimarães, 1607/1619, no Jardim Rio Branco, e na Praça Cesário Bastos, 213, Parque São Vicente. Com a atuação do Sindicato, representantes da Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Negócios Portuários (SECINP) da Cidade foram até as unidades e constataram que as portas giratórias tinham sido retiradas, medida que vai contra a lei municipal 2603-A/11. A legislação prevê a obrigatoriedade do uso desse tipo de equipamento de segurança nas agências bancárias da Cidade.
A ouvidoria da Prefeitura explicou que, após as autuações, passam a tramitar processos administrativos, dentro da SECINP, sobre as ocorrências. “Desde o ano passado, o Sindicato tem lutado na região contra ações do Bradesco que gerem insegurança para bancários, clientes e usuários. Aqui na Baixada Santista, além de São Vicente, o banco retirou portas giratórias e vigilantes em agências de Santos, Praia Grande e Itanhaém. Já entramos com ação no Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o tema e denunciamos para a Polícia Federal e prefeituras. Além de manifestações, fechamentos de unidades e outras formas de protesto”, contou o dirigente sindical e funcionário do Bradesco, Ednilson dos Santos.
“Em Santos e Praia Grande também já tivemos respostas com autuação de agências. O coletivo Bradesco do Sindicato, o qual faço parte junto com os dirigentes Roger, Messias, Daniel, Odete, Andrea, Abud e Carmen, seguirá fiscalizando e tomando todas as medidas cabíveis para garantir segurança e condições de trabalho para os bancários e bancárias”, afirmou Ednilson.
Fonte: Seeb/Santos (FEEB SC)