Menu fechado

Reinfecção da Covid-19 preocupa os bancários

Com a publicação da nota técnica sobre a inclusão dos bancários no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19) no Diário Oficial, a luta dos sindicatos é para que a imunização seja rápida. Os empregados que enfrentaram a Covid-19 e continuam na linha de frente do atendimento à população temem a reinfecção.

Ser prioridade na vacinação é um passo fundamental para o reconhecimento do trabalho ao longo da pandemia. Nada mais justo. Muitos bancários contraíram a Covid-19 no local de trabalho e relatam que transmitiram para os familiares. Há casos de funcionários intubados ou que passaram por tratamento com aplicação de injeção para não ter o sangue coagulado enquanto estavam hospitalizados e que ficaram com sequelas da doença.

O medo de ser reinfectado é totalmente compreensível, pois o coronavírus é uma verdadeira loteria. Como as agências são espaços fechados e sem ventilação, são ambientes propícios à contaminação.

Em meio ao caos da crise sanitária, com unidades lotadas e redução do efetivo, os bancários são cobrados diariamente a bater metas inalcançáveis e têm os direitos ameaçados. A categoria vive apreensiva com receio de ser contaminada e de ser demitida.

Fonte: Seeb/Bahia (FEEB SC)