Como resultado das cobranças de sindicatos de todo país, o Santander informou que proibiu a utilização do WhatsApp Business para tratar de assuntos relacionados ao banco. Os trabalhadores denunciaram os abusos às entidades, que, por sua vez, exigiram que os assuntos relacionados ao banco fossem tratados por meio do sistema da empresa e no horário de trabalho.
Segundo relatos, os gerentes eram orientados a baixar o aplicativo WhatsApp Business no celular particular para atender os clientes com o número comercial do banco. Com isso, o telefone continuava funcionando, mesmo depois do expediente, e também nos finais de semana.
A ação pode ser caracterizada como infração à Lei Geral de Proteção de Dados, já que os trabalhadores estariam utilizando o telefone próprio para tratar de assuntos bancários.
Os sindicatos cobraram negociação com o Santander para tratar sobre o assunto. Em reunião, a direção da empresa informou a proibição do WhatsApp Business. Também comunicou que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido para o canal do Superlinha, facilitando o acesso e atendimento aos clientes.
A COE (Comissão de Organização dos Empregados) também solicitou ao RH o reforço nas orientações aos trabalhadores sobre a utilização do Whatsapp. O banco se comprometeu a disponibilizar o guia de boas práticas para utilização do aplicativo, mas caso a pressão continue para que o funcionário faça atendimento pelo aplicativo pessoal, ou a versão Business, o bancário deve denunciar ao Sindicato.
Fonte: Seeb/Rio (FEEB SC)