Menu fechado

Bancos devem cobrir os custos do teletrabalho

É incontestável a importância do teletrabalho para diminuir as chances de contaminação pelo coronavírus na pandemia. No entanto, para os bancos foi uma economia atrelada à alta no lucro, enquanto que os bancários em trabalho remoto sentiram o aumento das despesas de casa no orçamento. As empresas economizaram R$ 300 milhões com água, luz, gás, segurança, limpeza e conservação dos prédios em 12 meses.

Depois do resultado da 2ª pesquisa do teletrabalho na categoria bancária ficou claro que é extremamente necessária a negociação para garantir ajuda financeira para os trabalhadores cobrirem os gastos do trabalho remoto. Dos 13 mil entrevistados, 42,8% afirmaram que a conta de luz aumentou muito e 43,7% que houve pequena elevação na despesa. Já os gastos com a internet cresceram muito para 27,2% dos bancários e um pouco para 23,2%.

Outro dado do levantamento é que também houve alta nas contas de gás (15,2%), água (14,1%) supermercado (38,1%), e outras despesas na estrutura do domicílio (11,5%). Para 59%, o auxílio financeiro para custear estes gastos é a coisa mais importante a ser fornecida pelos bancos. Somente 13,6% informou que a empresa deu suporte. Assim fica fácil lucrar bilhões às custas dos gastos dos trabalhadores.

Fonte: SP Bancários (FEEB SC)