O Presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina, Armando Machado Filho, que participou da Organização do Encontro dos Dirigentes Bancários do Sul, promovido pela Contec ( Confederação Nacional das Empresas de Crédito ), pela Federação dos Bancários de Santa Catarina( FEEB/SC), Federação dos Bancários do Paraná (FEEB/PR) e Delegacia da Contec do Rio Grande do Sul, nos dias 26 e 27 de abril, após o encerramento do evento, faz uma análise e fala sobre os desafios que as Entidades Sindicais enfrentarão na Campanha Salarial 2022.
O Encontro que reuniu entidades sindicais dos três estados do Sul pertencentes à base da Contec , foi marcado pela presença de grandes palestrantes :
– “A Previdência Pós-reforma, Novas Regras, Impasses Jurídicos e Possíveis Revisões”, a cargo do doutor Matusalém dos Santos , advogado, especialista em Direito Previdenciário.
– “Liderar é para poucos. Como se manter atuante no movimento sindical”, a cargo de Ana Paula Guedes ,Diretora Comercial da AP Guedes Consultoria. Escritora e Palestrante. Fundadora do Grupo Mulheres Empreendedoras Brasil. Ex-Presidente do Movimento Virada Feminina no Distrito Federal e Vice-Presidente do Conselho da Mulher Empresária DF
– “Sindicatos e Reformas Trabalhistas: O Caso Brasileiro e Espanhol”, ficou a cargo de Sandro Lunard Nicoladeli, mestre e doutor em Direito, professor da Universidade Federal do Paraná, autor e organizador de artigos e obras jurídicas. advogado trabalhista, consultor de entidades sindicais e membro-consultor da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR; foi membro técnico da bancada de trabalhadores em três conferências da OIT.
As Palestras ministradas nos dois dias de encontro foram muito produtivas, esclarecedoras, e provocaram uma série de questionamentos e debates. Também nos dois dias de evento, os dirigentes sindicais elaboraram a pauta de reivindicações para ser apresentada no XLIX Encontro Nacional dos dirigentes bancários, que será realizado no dia 10 de maio de 2022, de forma virtual, pela Contec, Federações e Sindicatos filiados.
¨É de fundamental importância, o fortalecimento e a capacitação das entidades sindicais, para a campanha salarial 2022. Nesse sentido, trabalhamos nesses dois dias de encontro, através de palestras ,debates e reflexões, na pauta de reivindicações dos bancários, para que tenhamos uma plataforma de luta, que mobilize toda a categoria. Mesmo com lucros recorde e exorbitantes apresentados pelos bancos, os trabalhadores têm demonstrado cada vez mais, exaustão mediante as ameaças e retrocessos desferidos pelos banqueiros e pelo governo e suas reformas . Precisamos estar preparados para uma difícil campanha.¨ Armando Machado Filho, presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina – FEEB/SC.
Assessoria de Comunicação – FEEB/SC