Menu fechado

Federação fala sobre a Campanha Salarial 2022 que começa hoje as 10 horas.

A Campanha Salarial 2022 começa hoje (22), com a primeira reunião entre Contec e Fenaban . Serão três meses de campanha ,com a última reunião agendada para a data de 24 de agosto de 2022.

A Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEBSC),assim como as demais Entidades Sindicais de todo o país, preparam -se para uma difícil campanha.

Os bancos continuam lucrando apesar da economia estagnada .Em doze meses , os lucros dos bancos somaram R$ 27,6 bilhões, com alta média de 15,4%, impulsionados  pela alta dos juros cobrados  e a redução do quadro de funcionários e  com a eliminação de mais de seis mil postos de trabalho nos cinco maiores bancos durante a pandemia .

A  partir de amanhã ,inicia-se a Campanha Salarial 2022 para a defesa e a luta do emprego e  direitos  dos trabalhadores bancários .

Entre os pedidos, a categoria solicita reajuste nos salários com base no INPC mais 5% de aumento real além de correção dos tíquetes, vale alimentação e o auxílio babá ,com reposição do INPC mais 12% de ganho real.
Também será discutido a garantia dos empregos, a manutenção da regra da PLR atualizada pelo índice de reajuste,o fim das metas abusivas e o combate ao assédio moral.

” Os bancários assim como os demais trabalhadores brasileiros, estão sofrendo com a alta da inflação e com o medo de perderem seus empregos devido as reestruturações que os bancos vêm impondo  à população e aos trabalhadores. Mais do que recompor a inflação, os bancários que trabalharam para garantir lucros bilionários aos bancos, querem ter aumento real em seus salários e a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho em vigência,” ressalta Armando,presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB-SC).

Os bancários são uma das únicas categorias com uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com validade para todo o Brasil, para bancos públicos e privados. A Campanha começou com a consulta aos trabalhadores, uma pesquisa sobre diversos temas e suas prioridades e, a partir dessa consulta, que nos mobilizamos, construímos argumentos para reivindicar com os banqueiros. As prioridades são apresentadas nas Conferências Regionais e depois no Congresso Nacional da categoria. O resultado entra na minuta entregue aos bancos. A categoria bancária acumula aumento real de 21,9% desde 2004. E o piso acumula aumento real de 43,6%.

Comunicação FEEB-SC