A reunião de negociação entre a Comissão Executiva Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC e a FENABAN, terminou sem acordo para as cláusulas econômicas, em São Paulo.
No encontro, os representantes dos bancos apresentaram uma proposta que contempla os auxílios, a PLR e os salários. Para os Vales Alimentação e Refeição, a FENABAN sugeriu reajuste de 100% da inflação, medida em 8,88% do INPC e um pequeno aumento de 0,5% de ganho.
No caso da PLR, a FENABAN indicou reajuste de 100% da inflação, projetada em 8,88%, sem aumento real. Os salários seriam reajustados em 6,52%, valor inferior à inflação. A Comissão CONTEC, rejeitou esta proposta por entender que os salários não podem ser reajustado em valor inferior a inflação.
A Comissão CONTEC solicitou que os representantes dos Bancos fizessem uma proposta global e com aumento real. A reunião foi paralisada para análise da FENABAN.
“Os bancários estão sendo desprestigiados nessa proposta. São eles que garantem lucros gigantescos aos bancos e na hora de negociar, eles oferecem menos que a inflação. Não vamos recuar nesse sentido.”, avaliou o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.
Por fim, os negociadores da FENABAN decidiram levar nova proposta em reunião marcada para a próxima segunda-feira (29), às 11 horas da manhã.
Comissão Executiva Nacional de Negociação CONTEC- CEBNN/CONTEC