Menu fechado

Santander saiu do grupo das maiores instituições financeiras brasileiras.

Com a nova metodologia adotada pelo Banco Central (BC) para medir a concentração do sistema financeiro, o Santander saiu do grupo das maiores instituições financeiras brasileiras. Segundo o Relatório de Economia Bancária (REB) de 2021, divulgado nesta quinta-feira (6/10), a autoridade monetária só considera agora os quatro maiores bancos e não mais cinco, como era antes.

As quatro maiores instituições, segundo o relatório são Caixa, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. “A RC4 [quatro maiores bancos] mede o grau de concentração por meio da soma das participações das quatro maiores instituições financeiras em um dado mercado”, detalhou o texto, que diz que o conceito é “tradicionalmente empregado na literatura e por organismo multilateral”.

O documento também passou a divulgar a concentração por segmento, por controle de capital, público ou privado, e por origem de recursos, livre e direcionado.

Concentração

As cinco maiores instituições financeiras do país concentravam 78,7% do mercado de crédito no segmento bancário em 2021, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior, conforme descreve o relatório.

Fonte: Correio Braziliense (FEEB SC)