A corretora XP Investimentos fez na 2ª feira (24.out.2022) uma campanha publicitária contrária aos bancos e iniciou um novo conflito com o setor das grandes instituições financeiras. Com a hashtag “#EuNãoBanco”, a empresa diz oferecer uma conta digital completa e gratuita. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) respondeu com um texto e a frase: “Não temos crise de identidade: #Issoébanco”.
A publicação da XP Investimentos foi feita no LinkedIn da empresa. No vídeo, o narrador questiona: “O que você prefere? Cinema, massagem ou viagem? Com tanta opção boa para gastar e você ainda prefere bancar tarifa da sua conta?”.
Uma atriz aparece e diz: “Eu não banco”, e a hashtag #EuNãoBanco aparece na tela. O narrador completa: “Vem para a XP que agora tem conta digital completa e gratuita no mesmo app dos seus investimentos. Controle a sua conta e toda a sua vida financeira pelo app XP. Vem ser mais digital, vem para a XP. Abra a sua conta”.
Não foi a 1ª vez que a XP teve um conflito público com algum integrante do setor bancário. Em 2020, havia respondido uma propaganda do Itaú Unibanco que ironizou as corretoras de investimentos dos clientes. Relembre:
Na época, o fundador e presidente executivo da empresa, Guilherme Benchimol, disse que o banco “não é, nem nunca foi, feito para você”.
Desta vez, foi a Febraban quem respondeu as críticas pelo LinkedIn. A publicação é assinada pelo presidente da Federação, Isaac SidneyReprodução/peças publicitárias
Enquanto a corretora usou a hashtag #EuNãoBanco, a Febraban divulgou o #EuBanco
Isaac afirmou que os bancos são alvo de provocações, mas que se identificam com o que fazem. “Os bancos não vivem uma crise de identidade e nem se abrigam atrás de letras, marketing e grifes. Não procuramos e nem precisamos nos esconder”, disse.
Disse que a XP Investimentos é um banco, mas que “procura estabelecer alguma distância de seus pares”. Afirmou ainda que a XP “pratica as mesmas atividades de um banco, preferindo fingir que vive em um universo paralelo”.
Ele afirmou que a XP parece ter vergonha do que ela é e que os bancos não se camuflam. “Somos bancos e bancamos nossos clientes. Não nos aproveitamos do que é bom nem, em nome de uma estratégia de marketing, rejeitamos a nós mesmos”, disse. “Se essa instituição financeira não se banca, nós, bancos, bancamos”, completou.
Fonte: Poder 360