A representação dos empregados Caixa/Contec reuniu-se novamente com alguns segmentos da matriz/Caixa a representação da Caixa nesta sexta-feira, visando esclarecer os motivos dos quais geraram uma redução dos lucros da empresa no ultimo trimestre do ano.
Para os empregados, os questionamentos apresentados na primeira reunião ficaram a desejar. Para a Executiva Nacional dos Empregados Caixa/Contec as respostas não trouxeram praticamente nenhum esclarecimento, ficando a Caixa de situações que ocorreram mais claras para a Contec, tendo em vista que os empregados merecem estas informações por todo o esforço que fizeram no ano de 2022.
Para a representação Contec/Caixa os adiamentos/consignados relativos ao Auxílio, bem como outros possíveis fatores desconhecidos e não informados, geraram esta redução, impactando na PLR dos empregados.
Contudo, após repassar os dados do lucro apresentado, esclarecendo algumas dúvidas sobre os valores, do resultado apresentado os valores foram pagos através de autorização do SEST previsto no parágrafo segundo, letra b, da Clausula Quinta do Acordo Coletivo de Trabalho da PLR. Abaixo segue informe da primeira reunião para uma melhor compreensão.
Comissão Nacional dos Empregados Caixa/Contec.
Com um lucro líquido de R$ 9,8 bilhões em 2022, a Caixa creditou nesta quinta à noite, dia 23, a segunda parcela da PLR 2022.
Os representantes da Comissão Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal/Contec, sob a coordenação do colega Carlos Rodrigues, FEEB PR, reuniram com vários segmentos gerenciais da Caixa, para discutirem sobre o resultado da Caixa no ano de 2022, bem como a forma como se deu os cálculos para pagamento da segunda parcela da PLR, levando em consideração a participação como um todo relativo ao ano de 2022. A Comissão Caixa apresentou várias informações e dados que nortearam os cálculos e os termos do Acordo Coletivo de Trabalho PLR 2022/2023.
Segundo a Caixa o valor da segunda parcela creditado na noite do dia 23 de março, disponível nesta sexta, refere-se a 70% do valor, visto que sobre o valor bruto há incidência do IR, e para os casos de pensão, adiantamento de 50% do valor. Informou que os acertos virão no próximo contracheque e possíveis diferenças pagas dia 31/03/2023.
Após algumas observações sobre o balanço e a forma de cálculos, a Comissão dos empregados/Contec solicitou à Caixa outras informações importantes para uma melhor avaliação do balanço.
Desta forma, a mesa de negociação voltará a se reunir nesta sexta, às 14 horas, para continuar discutindo pontos do balanço, os quais deram origem ao valor da PLR.
Segundo a Caixa, 1.306 empregados terão que devolver valores da PLR recebidos antecipadamente, podendo ser pagos em até 10 vezes sem juros. A Comissão dos empregados Caixa/Contec lamentou e rechaçou o fato de devolução de valores, lembrando a Caixa que fatos ocorridos no passado não deveriam acontecer.
Segundo os diversos dados, a redução do lucro em relação a 2021 se deu em grande parte por vários eventos não recorrentes, em especial com a venda de ativos financeiros e imóveis, fato este que não acorreu em 2022 e também pela necessidade de captação de recursos a taxas mais expressivas, como nos casos de LCI. Outras informações relevantes também estão disponíveis nas apresentações divulgadas pela Caixa.
Após o término da reunião desta sexta, repassaremos mais informações que se fizerem necessárias para uma melhor compreensão dos dados.
COMISSÃO NACIOANAL DOS EMPREGADOS CAIXA/CONTEC
www.contec.org.br