Menu fechado

Sabe o que é ‘segunda-feira mínima’? Movimento viraliza nas redes e inspira trabalhadores

Se você se sente desmotivado ao fim de todo domingo por conta do retorno ao trabalho, saiba que as suas segundas podem se tornar um pouco menos dolorosas. Viralizou no Tik Tok uma nova forma de encarar o início da semana, com menos estresse.

A chamada “segunda-feira mínima” – ou bare minimum monday em inglês – foi a alternativa encontrada pelos trabalhadores para diminuir a ansiedade e melhorar a produtividade. Eles reduzem o ritmo na segunda, com menos tarefas, alguns intervalos para autocuidado e postergam o começo do expediente.

O movimento viralizou a partir de vídeos postados no TikTok por Marisa Jo Mayes. Ela vive no Arizona, nos EUA, e tem quase 155 mil seguidores no aplicativo. Na rede, ela compartilha vídeos sobre sua rotina após adotar a “segunda-feira mínima”.

Em uma dessas publicações, ela explicou que aderiu ao movimento porque não gostava da relação que tinha com a segunda-feira. Agora, usa esse dia para trabalhar pouco, descansar e arrumar a casa.

A hashtag “bareminimummonday” alcançou mais de dois milhões de visualizações no TikTok.

Não é para todo mundo

Eliane Leite, professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica no Rio (IAG/PUC-Rio) e coordenadora do MBA em Recursos Humanos, explica que medidas como essas partem do princípio que saúde humana e saúde organizacional precisam coexistir.

O movimento se soma à adoção da jornada semanal de quatro dias de trabalho — que era um sonho distante, mas começou a ser efetivamente implementada nas empresas. No entanto, a “segunda-feira mínima” pode não funcionar para todos os funcionários ou empresas.

Fonte: O globo (FEEB SC)