A Comissão Bipartite de Saúde no Trabalho CONTEC/FENABAN esteve reunida nesta terça-feira (21), em São Paulo, para tratar de demandas relativas à qualidade de vida dos bancários. Entre elas, atenção especial à saúde mental e física dos trabalhadores.
Para além da criação de um departamento médico para tratamento de doenças mentais ou físicas, a comissão solicitou a capacitação de setores dos bancos. Entre eles, a comunicação direta entre a FENABAN e os sindicatos sobre os cursos de prevenção ao assédio, destinado aos gestores. Além disso, a CONTEC cobrou um treinamento específico dos funcionários quanto as cobranças de metas. Desse modo, amenizando os efeitos negativos das cobranças abusivas.
“Esperamos que a FENABAN apresente aos bancos, todas as reivindicações por nós apresentadas e que elas sejam acolhidas, visando sempre a melhoria na qualidade de vida e no bem-estar dos bancários. Vivemos tempos de automação brutal de sistemas, sobrecarga de funções e metas, desvalorização de carreiras e fechamento de postos de trabalho, todos esses são pontos fundamentais para a saúde pessoal e profissional em qualquer carreira, e acima de tudo, na nossa.”, completou o presidente da CONTEC, Lourenço Prado.
A mesa de negociação tratou ainda de questões relativas ao dia a dia das agências, como a inclusão de funções extras dos caixas e a segurança sanitária dos bancários. Debateram ainda sobre os planos de saúde e o reembolso de tratamentos médicos, dando a devida atenção para as doenças mentais e psicológicas causadas por estresse e pressão trabalhista. A FENABAN entende que os reembolsos podem conter índices de fraudes, mas prometeu abrir diálogo com os bancos. Assim como as revisões das funções dos caixas, para retirar deles, as vendas de produtos bancários, que aumenta o tempo de espera dos clientes.
Um avanço tratado na reunião, diz respeito à vacinação contra Covid-19, movimento que foi liderado pela Diretora Financeira da CONTEC, Rumiko Tanaka, ainda em tempos pandêmicos. A FENABAN rendeu homenagens pelo seu compromisso e dedicação em favor da implementação das vacinas para os bancários. Os bancos assumiram o compromisso de realizar uma central de imunização, a partir de abril de 2024, para aplicação de doses únicas do imunizante.
Além do presidente Lourenço Prado, estiveram presentes, José Augusto Ribeiro – SEEB Araçatuba, Carlos Roberto Lopes Bueno – SEBB Tupãense, Mizaki Toshio – SEEB Jaú, Carlos Alberto Batistela – SEEB SJC, Camilo José – SEEB SJC, Rosinaldo Estácio – FEEB SC/ SEEB Laguna, Laércio Gonella – SEEB Tupã, Thiago Ferrez – SEEB Araçatuba e Ana Paula Guedes – Assessora Especial – CONTEC. Pela FENABAN estiveram: Adauto Duarte, Paula Lins, Nicolino Eugênio, Marina Madeira, Eduara Cavalheiro, Mhait de Sousa e Sheila Hesketh.
Foram agendadas reuniões das comissões bipartites de prevenção de conflitos e comissão de relações sindicais, que serão realizadas, presencialmente no dia 15/12/2023 às 10:30 e 15:00, respectivamente em São Paulo.
www.contec.org.br