Menu fechado

REFORMA NO FGTS: SAIBA TUDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS E OS IMPACTOS EM VOCÊ

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), em funcionamento desde 1967, pode sofrer reformulações significativas em 2023. O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, revelou que as modificações estão sendo ativamente examinadas e podem entrar em vigor em 2024, o que resultaria em alterações na maneira como os trabalhadores acessam seus fundos.

Como funciona o Saque do FGTS?
Desde 2019, foi disponibilizada aos trabalhadores brasileiros uma nova opção de saque do FGTS, a modalidade conhecida como saque-aniversário. Nessa modalidade, os trabalhadores podem retirar uma fração do saldo do FGTS todos os anos, no mês de seu aniversário. A contrapartida é que, ao optar por este tipo de saque, o trabalhador abre mão do direito de saque integral do fundo em caso de rescisão contratual sem justa causa, preservando somente o direito à multa de 40%.

Quais são as futuras Mudanças Propostas para o FGTS?
Com as modificações propostas pelo Governo Federal, a ideia é conceder maior flexibilidade aos trabalhadores. Uma das principais propostas é permitir que os trabalhadores que escolheram a modalidade de saque-aniversário também possam realizar saques completos dos valores do fundo, caso assim desejem. De acordo com o governo, essa medida visa eliminar a atual restrição que é considerada desfavorável ao trabalhador.

E se Sacar Tudo?
Fica o alerta que caso o trabalhador decida retirar todo o valor do fundo, ele não poderá voltar à modalidade anterior. Isso implica que, ao optar pelo saque total, o trabalhador fica automaticamente na modalidade de saque regular, com acesso ao fundo restrito a situações específicas, como doenças graves ou aquisição de imóveis.

Próximas Possibilidades e Impactos para o Trabalhador
O objetivo primordial das modificações no FGTS é proporcionar ao empregado maior liberdade de escolha quanto ao uso dos seus fundos. Portanto, é fundamental que os trabalhadores estejam atentos a essas alterações possíveis, pois elas poderão impactar diretamente o acesso aos fundos do FGTS. Com as mudanças propostas, surge a necessidade de todos estarem bem informados e orientados sobre as futuras mudanças.

Mudanças ainda aguardam aprovação
As alterações sugeridas ainda estão sujeitas a aprovação do Congresso Nacional. Sendo assim, é importante acompanhar as notícias e discussões relacionadas ao tema. A aplicação das mudanças na forma de saque do FGTS é uma questão que afetará todos os trabalhadores brasileiros que contribuem para o fundo. O foco é em todas as situações, oferecer mais opções e flexibilidade ao trabalhador. (Fonte: Jornal do Dia)

Notícias FEEB PR