Em agosto, celebramos o Mês de Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, conhecido como Agosto Lilás. Essa campanha ajude no debate sobre a prevenção e o combate a todos os tipos de violências que atingem as mulheres diariamente. Instituída em homenagem à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em agosto, esta legislação é um marco histórico na proteção dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero no Brasil.
A violência contra a mulher pode se manifestar de diversas formas, incluindo violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, afetando mulheres de todas as idades e origens. Para combater a violência contra a mulher, os órgãos de segurança consideram essencial a fornecimento de informação, coragem, uma rede de apoio e, principalmente, segurança e sigilo para as denunciantes e envolvidos.
Durante o Agosto Lilás, diversos órgãos públicos, entidades da sociedade civil e organizações não governamentais promovem ações de conscientização, campanhas educativas, debates e palestras. Também são disponibilizados canais de atendimento e acolhimento para as mulheres vítimas de violência. A denúncia é uma ferramenta determinante nesse combate, e mulheres que enfrentam situações de abuso podem buscar ajuda e denunciar os agressores ligando para o número 180, um serviço gratuito, sigiloso e disponível 24 horas por dia. A CONTEC reforça a necessidade de união de toda a sociedade nesta corrente de informação. Ela é fundamental para construir uma cultura de respeito, igualdade e não violência, garantindo um ambiente seguro e justo para todas as mulheres.
www.contec.org.br