Menu fechado

Rodada de Negociação entre Contec e Fenaban termina sem avanços

Negociação – CEBNN – da Contec se reuniu novamente com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), em São Paulo, nesta terça-feira (6), a partir das 15 horas. Estiveram  em pauta, as cláusulas de proteção e garantia de emprego, relações sindicais, PLR e cláusulas econômicas.

A Federação dos Bancários de Santa Catarina – FEEB/SC, participou desta rodada através do presidente, Armando Machado Filho, que integra a CEBNN da CONTEC.

A Reunião iniciou com as novas cláusulas econômicas. A Comissão de Negociação da CONTEC  pediu  a inclusão da 13° cesta refeição e o reajuste dos vales alimentação e refeição (cláusula 87). O presidente da FEEB/SC, informou que a inflação dos alimentos estará acumulada em 14,7% nos últimos 12 meses, de acordo com o IPCA do IBGE.

O segundo pedido das cláusulas econômicas foi sobre o benefício auxílio creche/babá (Cláusula 88). A Comissão de Negociação entende que a babá cobra o 13° salário, por esse motivo o pedido. A mesa informa que o pedido é importante, para que os trabalhadores possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que os seus filhos estão bem cuidados.

Outro pedido feito pela mesa da CONTEC é a gratificação semestral de função para toda a categoria (Cláusula 090). A Contec pede a isonomia de tratamento, pois alguns estados como o Ceará, Paraíba, Sergipe e o Espírito Santo por exemplo, recebem essa verba.

O auxílio transferência (Cláusula 091), é outro benefício que a CONTEC está pleiteando a fim de mitigar os impactos financeiros e psicológicos que o trabalhador sofre quando precisa se sujeitar a uma transferência para manter o seu emprego .

Com relação a Pauta de Reivindicação da PLR, a mesa pede o aumento de percentual do cálculo da PLR, tendo o mesmo, correlação com os lucros dos bancos.

A ultima Cláusula negociada foi a 97: terceirização .

A mesa de negociação da CONTEC pede o fim da terceirização nos bancos, devido os seus impactos negativos, principalmente para os trabalhadores. A terceirização leva a precarização das condições de trabalho, com salários mais baixos, jornadas de trabalho mais longas e menos benefícios em comparação a categoria, que está perdendo os seus postos de trabalho, pois os bancos estão aderindo as terceirizações, visando uma mão de obra com custos menores .

A Fenaban se mostrou inflexível em todos os pleitos e não houve nenhum avanço nas cláusulas apresentadas .

PRÓXIMAS RODADAS
As próximas rodadas de negociação da Contec com a Fenaban estão agendadas para dias 13, 20 e 27 de agosto.

Assessoria de comunicação – FEEB/SC