Janeiro é um mês dedicado à conscientização de temas cruciais para a saúde global, abraçando tanto a campanha “Janeiro Branco” quanto a “Janeiro Roxo”. Ambas buscam conscientizar sobre aspectos muitas vezes negligenciados, promovendo diálogos importantes sobre saúde mental, física e emocional.
Janeiro Roxo: Mês de Conscientização sobre a Hanseníase.
A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa que afeta principalmente a pele, nervos periféricos, mucosas do trato respiratório superior e olhos. A campanha destaca a importância de compreender a natureza da doença, desmistificando concepções equivocadas que levam ao isolamento social de pacientes.
A falta de informação e a crença em mitos contribuem para o preconceito e a campanha deste mês busca quebrar essas barreiras, promovendo uma visão mais esclarecida e fazer um alerta para os principais sinais e sintomas da doença.
A detecção precoce da hanseníase é crucial para o tratamento eficaz, por isso é necessário procurar assistência médica ao notar alterações na pele, dormência ou outros sintomas neurológicos.
Os principais sintomas são inchaço ou surgimento de “caroços” no rosto, orelhas, cotovelos e mãos; entupimento nasal constante, que pode ser associado a sangramento e feridas; redução ou ausência de sensibilidade ao frio, calor, dor e tato; além de manchas em qualquer parte de corpo, as quais podem ser pálidas, esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas. Há também relato de partes do corpo adormecidas. Deformidades, especialmente em mãos, pés, nariz e orelhas podem ocorrer, e, em casos mais avançados, perda dos ossos em extremidades.
Atualmente com avanços na área da saúde e conhecimento sobre a doença alcançamos significativos progressos no tratamento que é oferecido pelo SUS nas unidades de saúde especializadas.
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), fundado em 1943, e denominado na época Leprosário Colônia Santa Marta, foi uma das colônias que existiram no Brasil nesse período para a atenção aos portadores de hanseníase.
Hoje, gerido pela Agir, o HDS é uma unidade de atendimento ambulatorial e hospitalar de Média Complexidade da Secretaria de Estadual de Saúde com atendimento pelo SUS, sendo referência para a Região Metropolitana de Goiânia e todo o Estado, e ainda abriga pacientes residentes que viveram da colônia e continuaram nesse espaço após a devolução dessas pessoas para o convívio social nas comunidades.
Janeiro Branco: Mês da Saúde Mental e Bem-Estar
A campanha de Janeiro Branco destaca a importância da saúde mental, convidando as pessoas a refletirem sobre suas emoções, buscar apoio e eliminar estigmas. Em meio a rotina, esse é um assunto que as vezes é deixado de lado, a campanha promove a compreensão de que cuidar da mente é tão vital quanto cuidar do corpo.
Um dos passos fundamentais para melhorar a saúde mental é promover o diálogo aberto. Encorajar conversas sobre sentimentos, ansiedades e experiências emocionais contribui para a criação de uma rede de apoio. A escuta ativa, sem julgamentos, é uma ferramenta poderosa para fortalecer os laços sociais e emocionais.
Além do autoconhecimento e práticas de autocuidado com pausas na rotina, como ter hobbies que tragam alegria, momentos de lazer, fazer atividades físicas regularmente, dormir bem, ter uma alimentação saudável e manter boas relações com família e amigos.
Para a Agir, saúde mental é um assunto muito importante e desenvolvemos mensalmente campanhas que auxiliam nessa questão em nossas unidades. Além do programa de saúde mental, o Dialoga Mais, que busca oferecer qualidade de vida e bem-estar aos profissionais da Agir e suas unidades de negócio, promovendo um espaço de escuta qualificada e terapêutica exclusiva e gratuita aos profissionais da instituição.
Para o público geral, pode-se buscar ajuda através de UPAs 24h; SAMU (192); pronto-socorro; hospitais; CAPS e unidades básicas de saúde. Você também pode obter apoio através do Centro de Valorização da Vida (CVV) com ligação gratuita pelo 188. (Fonte: Agir *Com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás)
Notícias FEEB PR