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BB quer que bancários usem o celular pessoal para trabalho

O Banco do Brasil emitiu um comunicado informando que, a partir de 30 de julho, os trabalhadores de áreas administrativas e operacionais do banco precisariam utilizar seus telefones celulares pessoais para a autenticação de identidade em duas etapas, necessária ao uso do sistema operacional. O sindicato   verificou, inclusive, que a exigência já acontece nas agências há algum tempo.

Sob a justificativa de que a ação é necessária por medida de segurança, os trabalhadores estão sendo orientados a fornecer o número de telefone pessoal e a utilizar o próprio aparelho no trabalho. Segundo os relatos dos bancários que chegaram até o Sindicato, ao questionarem o suporte técnico, a resposta obtida é que a verificação em duas etapas é necessária, portanto, ou utiliza-se o celular ou trabalha-se presencialmente, mesmo com a permanência da pandemia de Covid-19. A categoria reivindica que, se um aparelho de celular é necessário para a segurança do trabalho, que seja fornecido pelo banco.

“Sabemos que o uso não é obrigatório, porém, a recusa acarreta a necessidade de realizar um procedimento demorado e diário junto à gerência, o que acaba sendo entendido como uma coação”, explica Ana Smolka, representante do  CEBB. “Se o BB precisa de uma autenticação de segurança em duas etapas, que a faça diretamente em seus sistemas ou forneça o equipamento necessário, mas não solicite o uso do celular particular. Além da privacidade, devemos considerar que nem todos têm aparelhos adequados ou querem ter”, acrescenta.
A Comissão de Empresa do Banco do Brasil (CEBB) já solicitou ao banco a inclusão do tema na pauta da mesa de negociação permanente, prevista no ACT, para tratar este e outros assuntos pendentes. Além disso, o Sindicato informa que está acompanhando a situação e recebendo denúncias sobre o tema.

Fonte: SEEB Curitiba (FEEB SC)