Menu fechado

28 de agosto : A FEEB-SC parabeniza os bancários e bancárias

Os trabalhadores bancários, no dia 28 de agosto, comemoram o seu dia. E tudo começou em maio de 1951, quando os bancários brasileiros decidiram inovar na luta por reivindicações salariais e por melhores condições de trabalho. A mobilização da categoria foi pela primeira vez unificada nacionalmente.

Somente após 69 dias de paralisação, a categoria arrancou 31% de reajuste. Após o término da paralisação a repressão foi ainda mais acentuada. Centenas de bancários foram demitidos e as comissões por bancos foram desmanteladas pelos banqueiros. Mas, como resultado mais positivo, a greve de 1951 colocou em xeque a lei de greve do governo Dutra. A decisão por greve deflagrada em 28 de agosto de 1951, acabou por eternizar a data em comemoração nacional da categoria bancária.

CONTEC Confederação Nacional dos Trabalhadores
nas Empresas de Crédito – 1958 – 2021

Sete anos após  a primeira  grande mobilização da categoria, funda-se a Contec – Confederação Nacional dos Trabalhadores das Empresas de Crédito, entidade sindical de grau superior que coordena as entidades sindicais dos bancários e securitários brasileiros. Também defende os direitos e interesses desses junto aos empregadores e poderes judiciário, executivo e legislativo.

Desde 1958, quando foi fundada, a entidade coleciona uma consagrada história de lutas por melhores condições de vida, de trabalho e melhores e mais justos salários. A sua historiografia registra inúmeras mobilizações nacionais pela redemocratização do Brasil e em defesa de bandeiras, que ampliaram a participação política, trabalhista e socioeconômica dos trabalhadores.
Sempre independente de governos, de patrões e com autonomia quanto aos partidos políticos.  A Contec sofreu  intervenções do Ministério do Trabalho em 1964 e 1972. Durante esse período, houve perseguições, prisões, torturas e até mesmo assassinatos, como no caso do presidente da CONTEC, Aluízio Palhano.
Já se passaram 64 anos, e a Contec continua trabalhando  pela defesa por direitos básicos ligados às relações estabelecidas no mundo do trabalho e, principalmente, entre empregadores e funcionários.

Federação dos Bancários de Santa Catarina , 60 anos de luta pela categoria bancária

Fundada em outubro de 1962, a FEEB-SC  é uma entidade sindical de grau superior, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Florianópolis – Santa Catarina e base de jurisdição em todo território estadual. Constituída para fins de coordenação e proteção da categoria profissional de bancos comerciais, bancos de investimentos, financeiras, cadernetas de poupança e similares, como também os empregados em empresas coligadas pertencentes ou contratados por grupo econômico bancário ou financeiro.

Ao longo de sua história, a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Catarina ( FEEB-SC), esteve engajada nas lutas gerais da categoria bancária e se manteve à frente na organização dos trabalhadores em todas as campanhas salariais. Graças a esta organização sindical coerente e efetiva,  foi possível garantir aos bancários uma Convenção Coletiva Nacional, que proporciona à categoria uma série de direitos específicos.

 É esta incessante luta que assegura que os bancários tenham hoje a mais completa e abrangente Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), vigente em todo o país.

Benefícios como vale-alimentação e refeição, auxílio-creche, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e licença-maternidade de 180 dias, entre outros, são na verdade conquistas das negociações, mobilizações e muitas lutas das últimas décadas, isso, é o resultado da resistência e unidade dos trabalhadores.

“Parabéns aos  bancários e bancárias  que durante grande parte de suas vidas prestam serviços relevantes e contribuem para que a categoria seja hoje,  uma das mais organizadas e respeitadas em todo o território nacional ;  pela  capacidade  de superação e resistência mediante a tantos desafios  e por toda a dedicação  e compromisso. Seguimos, unidos, fortes e resistentes!” Armando Machado Filho, presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina ( FEEB-SC).

Assessoria de Comunicação – FEEB/SC