O banco Santander notificou os seus funcionários que a partir do próximo dia 04/10/2021, todas as agências retornarão ao atendimento ao público até as 16h00, mantendo o atendimento prioritário das 09h00 às 10h00.
A Federação dos Bancários de Santa Catarina (FEEB-SC) e os seus sindicatos filiados, estão preocupados com a decisão que o banco tomou sem nenhuma discussão com o movimento sindical.
A pandemia ainda não acabou, estão surgindo novas variantes , somente metade da população foi vacinada. Segundo os cientistas, será preciso entre 70% a 85% de vacinação completa para a segurança da população e estão morrendo cerca de 600 pessoas diariamente no país.
Em todo o Brasil, os representantes dos empregados precisaram intervir durante toda a pandemia junto ao Santander , para que fosse respeitado o protocolo de segurança negociado entre as Entidades sindicais e a Fenaban .
¨ Durante toda a pandemia, recebemos diversas denúncias relatando a falta de respeito do banco espanhol pelos seus funcionários. A falta de distribuição de Equipamento de Proteção Individual (EPI), a exposição dos bancários na cobrança para a realização de visitas aos clientes para a entrega de metas, o não cumprimento de home office e rodízio e a exposição excessiva dos trabalhadores no autoatendimento aconteceu com frequência , demonstrando o desrespeito do banco pelos seus funcionários. A Federação dos Bancários de Santa Catarina e seus sindicatos filiados acompanharão o retorno ao horário normal de funcionamento nas agências e continuarão atuando para o resguardo dos direitos e a saúde dos trabalhadores. Pedimos aos funcionários do banco , para que , caso seja observado algum excesso , favor denunciar ao seu sindicato¨, ressaltou Armando Machado Filho, presidente da FEEB-SC.
Assessoria de Comunicação FEEB-SC