Menu fechado

Cassi tem resultado negativo entre janeiro e novembro

As notícias não são boas para os associados da Cassi. Entre janeiro e novembro de 2021, o resultado operacional do plano Associados foi um prejuízo de R$ 124 milhões.

Apesar das justificativas da atual gestão da entidade, o desequilíbrio nos resultados operacionais da Cassi é o abandono da Estratégia Saúde da Família, que garante atendimento de qualidade aos associados e permite racionalização das despesas para não onerar os funcionários.

Por conta disso que a consultoria Accenture, contratada pela própria Caixa de Assistência em 2017, recomendou o fortalecimento da ESF. As despesas da Cassi com procedimentos e serviços caíram por conta da pandemia nos últimos dois anos e a entidade recebeu, no mesmo período, mais de R$ 2,5 bilhões através do novo modelo de custeio, aprovado em 2019.

Mas, os atuais dirigentes eleitos em conjunto com o BB aprovaram o aumento de coparticipação, impondo mais despesas aos associados. Outra denúncia feita pelo movimento sindical é entrega de estruturas importantes da Cassi para empresas terceirizadas. O exemplo mais recente foi a contratação da Iron, empresa norte-americana instalada no Brasil em 2020, para tomar conta da Telemedicina da entidade.

Fonte: Seeb/SP (FEEB SC)