As maiores instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma de relacionamento do cidadão com o governo brasileiro, o GOV.BR. Nesta semana, correntistas do Itaú Unibanco e do Agibank passaram a acessar serviços públicos federais usando login e senha do seu banco. A medida facilita o acesso, pois o cidadão não precisa mais memorizar novas senhas, e permite que o usuário do GOV.BR já ingresse na plataforma com nível de segurança prata. Esse é um nível que dá acesso aos 4,9 mil serviços públicos disponíveis no GOV.BR, inclusive aos que exigem maior segurança na identificação das pessoas, como, por exemplo, a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, da Receita Federal, o Valores a Receber, do Banco Central, e os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Ao todo, já são nove instituições financeiras integradas ao GOV.BR – além de Itaú e Agibank, o Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco. O procedimento do correntista nesses diferentes bancos é basicamente o mesmo: ao entrar na conta no GOV.BR [acesso.gov.br], o usuário visualiza ‘Outras opções de identificação’ e, na sequência, clica em ‘Login com seu banco’. A próxima tela é a da logo dos bancos integrados, na qual o cidadão escolhe o seu banco. Não é necessário fazer a validação facial para obter a conta prata no GOV.BR, basta a validação bancária.
Fonte: site institucional do governo federal (CONTEC)