Na última sexta-feira, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da Contec reuniu-se, on-line, para realizar a sistematização das propostas dos bancos privados, do BB e da Caixa (Foto: Divulgação)
Nesta terça-feira (10), a partir das 9 horas, a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) realiza o 49º Encontro Nacional de Dirigentes Bancários, de forma virtual. Neste evento, os sindicalistas irão definir as pautas unificadas nacionalmente das reivindicações da categoria: bancos privados (Fenaban), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Essas minutas serão posteriormente encaminhadas aos bancos públicos e à Fenaban para negociação da campanha salarial de 2022.
Na última sexta-feira (6), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN – da Contec reuniu-se, on-line, quando realizou a sistematização das propostas dos bancos privados, do BB e da Caixa, tiradas nos encontros estaduais e regionais. Essas propostas serão agora discutidas e aprofundadas no 49º Encontro Nacional de Dirigentes Bancários.
ENCONTRO DO SUL
Vale lembrar que, visando o Encontro Nacional, dias 26 e 27 de abril foi realizado o Encontro de Dirigentes Bancários do Sul, que reuniu participantes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse evento foi realizado, de forma virtual, pelas Federações dos Bancários do Paraná e de Santa Catarina, e pela Delegacia da Contec do Rio Grande do Sul.
O presidente da Feeb-PR e um dos coordenadores do Encontro do Sul, Gladir Basso, cita que, em relação às cláusulas econômicas, o Encontro do Sul definiu que neste ano os bancários irão reivindicar reajuste dos salários com base no INPC do período (setembro/2021 a agosto/2022), mais 5% de aumento real. Já para o tíquete refeição, 13ª cesta alimentação e auxílio babá, a reivindicação é de reajuste pelo INPC mais 12% de ganho real.
Também foi definido pela manutenção dos atuais acordos vigentes e por avanços importantes em todas as áreas, como econômica e social. (Fonte: Feeb Pr)