O fim da exclusividade da Caixa na operação de penhor foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (1º/06). Os 260 votos a favor e 111 contra reforçam o ataque ao papel social do banco, atrelado ao governo de Jair Bolsonaro. De autoria do Executivo, o Projeto de Lei 4.188/21, que tratava das garantias de crédito, agora segue para o Senado Federal.
A manobra do governo para beneficiar a iniciativa privada em detrimento dos interesses do povo é um retrocesso na concessão de empréstimo a juros baixo. A mobilização da população e dos trabalhadores contra mais um passo para o enfraquecimento da Caixa é fundamental para que o PL não seja aprovado no Senado.
Além de repudiar o projeto e o ataque do governo, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) destacou o papel importante do monopólio do penhor na Caixa para a população brasileira. “Sabe o que significa empréstimo por penhor, que é um empréstimo barato? Significa segurança para poder guardar aquele bem que está penhorado”. Ainda ressaltou o trabalho dos avaliadores de penhor da estatal, que são capacitados e habilitados para cumprir a função com lisura, segurança, capacidade de avaliação e com crédito barato.
Fonte : Extra (FEEB SC)