Sindicatos de bancários realizaram assembleias em todo o País na quarta e quinta-feiras (31/08 e 1º/9) e aprovaram a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria dos bancos privados (Fenaban) e os novos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) do Banco do Brasil, da Caixa Econõmica Federal, do Banrisul, do Banco da Amazônia e do Banco do Nordeste. A votação foi eletrônica, disponibilizada em links pela Confederação Nacional dos Bancários (Contec).
Com a aprovação, a próxima fase é a assinatura do acordo, prevista para esta sexta-feira (2), com a Fenaban (bancos privados), BB e Caixa.
O acordo foi fechado após dois meses e meio de intensas negociações, com mais de vinte rodadas entre a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN) da Contec com a Fenaban, BB e Caixa. Graças a esse esforço, a CEBNN/Contec conseguiu tirar da Fenaban uma proposta para 2022 e 2023, com reajuste de 8% nos salários, aumento de 10% nos vales alimentação (VA) e refeição (VR), além de um adicional de R$ 1.000,00 em vale alimentação, a ser creditado até outubro de 2022.
A proposta também prevê reajuste de 13% para o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) neste ano e, para 2023, aumento real de 0,5% (INPC + 0,5%) para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas. A nova CCT também traz avanços com uma cláusula sobre teletrabalho e também sobre assédio sexual e assédio moral. (Fonte: Feeb/PR)