Itaú Unibanco e Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) anunciaram novidades neste segunda-feira (Por Valor PRO e Valor Investe)
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Aparecida de Goiânia são as primeiras cidades nas quais 100 agências do Itaú Unibanco vão passar a utilizar tecnologia 5G. O anúncio foi feito hoje (10) pelo banco. No Rio Grande do Sul, a novidade é o uso de energia solar pelo Banrisul.
No caso do Itaú, o banco já vinha utilizando o 5G em testes em duas agências de São Paulo desde 2021e agora levará o novo padrão de conectividade a unidades em regiões que já contemplam a infraestrutura necessária para a implantação do novo sinal.
Como um dos principais benefícios do 5G, está a velocidade de conexão, que permite um avanço dos atuais 120 megabits por segundo (Mbps) para 600 Mbps – o que significa cinco vezes mais capacidade na transmissão de dados. Com mais banda e disponibilidade para as agências, o banco avalia que as operações financeiras tendem a se tornar mais rápidas e interativas tanto para os colaboradores quanto para os clientes que estiverem sendo atendidos, segundo comunicado assinado por Fábio Napoli, diretor de Tecnologia do Itaú Unibanco.
Já o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), anunciou que aproximadamente 100 agências, de um total de 500, passará a usar energia elétrica por fonte renovável. O fornecimento será feito pela 2W Energia, que venceu a licitação.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira assinado por Eduardo Portelada, diretor de relações com investidores da 2W Energia, a empresa diz que o contrato tem início já em outubro de 2022 e encerramento previsto para dezembro de 2031, com volume total de mais de 140 gigawatt-hora (GWh) ao longo do período.
A meta do banco é de que, até 2024, 100% da estrutura do Banrisul seja abastecida com energia limpa, o que deve gerar uma economia de R$ 47 milhões. (Fonte: Valor Investe)
Notícias Feeb/PR