O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brusque e Região (SEEBB), realizou o fechamento da agência do Banco Bradesco, em São João Batista-SC nesta ultima quinta feira (13) e seguirá assim (fechada) até a direção do banco acenar por efetiva atitude no tocante ao ambiente interno da agência.
Para que todos saibam, a agência foi alagada em 30 de novembro de 2022, e desde então, os funcionários e clientes têm enfrentado condições insalubres de trabalho e atendimento. O Sindicato, vinha pressionando a direção do banco para que melhorias fossem realizadas, mas sem sucesso.
Com o objetivo de proteger a saúde e a integridade física dos funcionários e clientes, o Sindicato decidiu fechar a agência por tempo indeterminado até que sejam garantidas condições adequadas de trabalho e atendimento.
Segundo o presidente do Sindicato, a decisão de fechar a agência não foi tomada de forma precipitada, mas sim após diversas tentativas de diálogo e negociação com a direção do banco. Ele ressaltou que a prioridade é a segurança e a saúde dos trabalhadores e clientes, e que o sindicato está aberto ao diálogo para buscar soluções para o impasse: ¨ Estamos há meses em contato com os gestores da agência e com a diretoria do banco tentando resolver a situação, pois essa agência está em reforma há meses e os funcionários não tem condições adequadas de trabalho. O ambiente é insalubre. Os funcionários e os clientes desta agência, estão tendo que conviver com poeira, cheiro de tinta, fios elétricos soltos e todos os inconvenientes que trazem uma grande reforma. Passado alguns meses, o banco suspendeu a reforma e realocou os funcionários para trabalharem no autoatendimento sem a devida privacidade, tanto para os clientes que precisam utilizar os caixas automáticos, quanto para os funcionários, que precisam de um ambiente reservado para as negociações. O autoatendimento da agência é composto por vidraças que recebe a luz do sol durante o dia, dessa forma, o ambiente fica extremamente quente e desagradável . Tivemos que tomar essa medida, a agência permanecerá fechada por tempo indeterminado para que as devidas providencias sejam tomadas, pois apesar de tudo, o banco continua cobrando normalmente dos funcionários a entrega de metas¨ , ressaltou Joel Soares Bueno, presidente do sindicato.
A atitude do Sindicato demonstra a importância da luta pelos direitos dos trabalhadores e pela garantia de condições adequadas de trabalho e atendimento aos clientes. A paralisação das atividades do Bradesco em São João Batista é um exemplo da força do movimento sindical em defesa dos interesses dos trabalhadores e da sociedade como um todo.
SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS DE BRUSQUE E REGIÃO