Na data dedicada à Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, é importante lembrar da situação dos bancários, uma das categorias que mais adoecem no país
Na data dedicada à Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, é importante lembrar da situação dos bancários, uma das categorias que mais adoecem no país.
As empresas precisam adotar medidas concretas para garantir a saúde e a segurança dos bancários, proporcionar condições adequadas para o desempenho das atividades, interromper a prática de cobrança exagerada por resultados.
Na Bahia, somente em 2022, foram concedidos 636 benefícios acidentários aos bancários, número alarmante que merece atenção das autoridades e dos patrões.
Além disso, é preocupante o fato de a categoria representar uma parcela significativa dos benefícios acidentários decorrentes de transtornos mentais, osteomusculares e doenças do sistema nervoso, o que evidência a necessidade urgente de intervenções nas condições de trabalho dos profissionais.
Diante deste cenário, o Sindicato dos Bancários da Bahia lançou a campanha “Menos Metais, Mais Saúde”, para conscientizar sobre a importância de criar um ambiente de trabalho saudável e seguro.
O objetivo principal é combater a cultura das metas abusivas, adoecedoras em função do excesso de trabalho e da pressão constante. Afinal, cuidar da saúde dos trabalhadores é uma obrigação moral e legal de todos empregadores.
Fonte: Bancários Bahia (FEEB SC)