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Sindicatos cobram do Santander postura anunciada nas propagandas

Campanha publicitária do banco espanhol para o Dia das Mães promete ação que não é vista na relação com suas funcionárias

Movimento sindical se reúne com a direção do Santander, no dia 22 de maio, para debater igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. A reunião ganhou ainda mais importância após a divulgação de campanha publicitária do banco para o Dia das Mães.

O Santander informa um dado PNAD Contínua de que as mulheres têm renda mensal 21% menor do que os homens. Por esta razão, o banco informa que vai conceder para as mulheres desconto na mesma porcentagem em produtos bancários como seguro de vida, parcelamento de fatura e anuidade de cartões. No vídeo não fica claro o período do desconto.

Discriminação de gênero na hierarquia do Santander

Outro ponto que chama a atenção na peça publicitária que está sendo divulgada é o seu final, quando afirma que há mais de 10 anos não há diferença salarial entre homens e mulheres dentro do Santander.

Na hierarquia não é bem assim, o último Relatório de Sustentabilidade emitido em 2022 pelo Santander aponta que em 2021 as bancárias ocupavam 61% dos cargos na área operacional e os homens 39%. Com relação aos cargos de diretoria, apenas 25% eram ocupados por mulheres e 75% por homens.

Fim da desigualdade

De acordo com dados apresentados no Fórum Econômico Mundial, o mundo precisará de 257 anos para superar esta desigualdade de gênero no trabalho. Igualdade já! “As mulheres são maioria no setor financeiro”, finaliza a dirigente sindical.

Fonte: Seeb/SP (FEEB SC)