Menu fechado

ITAÚ LARGA NA FRENTE E INICIA TESTES COM REAL DIGITAL

O Itaú largou na frente e já iniciou os testes com o real digital (Por Junior Alves) – foto Paulinho Costa feebpr – 

Isso porque a instituição financeira instalou o primeiro nó (“node”) validador da blockchain do real digital e agora começará os testes de tokenização do ativo. A informação é do Valor Econômico.

De acordo com o banco, na primeira etapa os integrantes do projeto piloto irão criar tokens para simular transações e verificar se a rede escolhida pelo Banco Central, a Hyperledger Besu, será capaz de oferecer escalabilidade, interoperabilidade, segurança e privacidade para criar a versão cripto da moeda soberana brasileira.

Vale destacar que o banco foi o primeiro entre as 16 instituições e consórcios aprovados para desenvolver o real digital e, nesta fase inicial, ainda não serão tirados reais da economia para lastrear os tokens, pois ainda é uma etapa de testes na qual são verificados os limites da rede escolhida e das soluções dos participantes.

O Itaú e o real digital
Vale lembrar que o prazo para finalizar este processo da instalação dos nós acaba em setembro pelo calendário de implementação do real digital. Os demais membros do piloto do real digital são Santander (com Santander Asset, F1RST e Toro), Tecban (com Basa, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin), SFCoop, XP (com Visa), Banco BV, BTG, Banco ABC (com Hamsa e LoopiPay), B3, ABBC, Banco do Brasil e Caixa (com Microsoft e Elo).

Recentemente, o Itaú expôs que a estratégia da sua área de Digital Assets seria priorizar o desenvolvimento do real digital antes de lançar seus próprios produtos financeiros tokenizados.

CDBC
O real digital será a primeira moeda virtual oficial do Brasil.

Ele é classificado como Central Bank Digital Currency (CBDC) – ou moeda digital de banco central, em tradução livre para o português. A moeda será produzida e regulada pelo BC, seguindo as regras vigentes na política monetária brasileira.

Uma CBDC é a versão virtual da moeda de um país – uma moeda alternativa, embora com o mesmo valor do dinheiro tradicional utilizado no dia a dia ou transacionado por meio de aplicativos. (Fonte: Capitalist)

Notícias FEEB PR