Menu fechado

REUNIÃO COM O BANCO DO BRASIL SOBRE GRATIFICAÇÃO DE CAIXA – PROPOSTA

INFORME – REUNIÃO COM O BANCO DO BRASIL – GRATIFICAÇÃO DE CAIXA – ACP 0000102-38.2021.5.10.0016

A Mesa Permanente de Negociação CONTEC/BB, formada pelos dirigentes sindicais e funcionários do Banco do Brasil, esteve reunida na tarde desta quinta-feira (24/08), a partir das 14h:30min, para receber proposta do Banco para avaliação de alternativas negociadas para solução da ACP que obteve liminar que vem garantindo o pagamento da gratificação de caixa.

A proposta apresentada pelo Banco necessita ser melhorada com as contribuições dos colegas atingidos, bem como por conter subjetividade e necessitar de ajustes, de forma a equilibrar os interesses dos funcionários e da empresa.

Vamos colher as sugestões dos colegas atingidos pelas medidas adotadas pelo Banco em relação aos caixas e, considerando o contexto atual, formatar uma proposta equilibrada a ser apresentada para avaliação pela empresa.

Participaram da reunião, representando o Banco do Brasil, a gerente de soluções Sheyla Hesketh Watrin (Dipes), o gerente de soluções Paulo César Neto, Fabricio (Dijur), Pedro Henrique (Dijur) e o assessor Anderson Andrei da Silva Santos.

Representaram a Contec o Coordenador da Comissão, Gilberto Antonio Vieira e os seguintes dirigentes: Carlos de Souza, Dejair Besson, José Luiz do vale e Rogério Marques (FEEB-SP/MS), Belisário, Dicéia, Elciro, Florival Cardoso Menezes, Goreti, Izabele, Marina, Marlon Bambinetti, Martin, Pabline, Ricardo Pinto, Samuel, Valéria Ferreira de Oliveira (FEEB-MG/GO/TO/DF), Antônio Ribas Maciel Júnior, Carlos Ferreira Kravicz, João Haroldo Ruiz Martins e Luana Narimatsu da Silva (FEEB-PR), Almir, Edson Deretti, Eliane, Coni Mazukievisk, Ivone A. Cracco Cuccarolo, Luiz Francisco Cardoso, Marcos Porto, Marlon Cesar Bambinetti, Ivone, Joel Soares Bueno, Mario Sérgio Visentainer, Marlon, Michael da Silva, Roberto Ortiz, Simone e Walter Augusto Hofelmann (FEEB-SC), Edson Carvalho Alencar, Ivanilson Batista Luz (FEEB GO/TO), Elsie Andrade (FEEB NN), Adelmo, Daniel Solano, Nivaldo, Valderlan Galindo Ramos (FEEB-AL/PE/RN) e Andrea Carla Gurgel, Arimarcel Padilha e Cleodon Bezerra (FEEB PB).

Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação – CEBNN/CONTEC

Banco do Brasil apresenta Proposta sobre Gratificação de Caixas à Contec

Banco do Brasil Apresenta Proposta de Solução Negociada para ACP 0000102-38.2021.5.10.0016 em Reunião com Representantes Sindicais

Nesta tarde (24), uma reunião envolvendo 39 representantes de entidades sindicais (CONTEC) e 05 representantes do Banco do Brasil foi realizada para avaliar a proposta apresentada pelo banco envolve a solução negociada da ACP 0000102-38.2021.5.10.0016, que trata da gratificação das caixas . Durante a reunião, o Banco do Brasil apresentou verbalmente 4 propostas que poderiam levar a um acordo judicial para resolver um liminar vigente sobre o tema.

As propostas incluem:

Extensão do prazo de espera para os funcionários que perderão a gratificação por 12 meses.
Realocação de funcionários sob os códigos 288 e 394 em funções comissionadas ou gratificadas de maior valor remuneratório.
Criação de trilhas de treinamento para qualificação de funcionários, evolução de futuras funções ou comissões.
Concessão de um prazo prioritário de 30 dias para realocação e transferência de funcionários afetados pelas medidas.
Entretanto, a proposta não foi bem recebida pelos dirigentes sindicais presentes na reunião. Eles alertaram o Banco do Brasil que irão orientar os funcionários a rejeitarem a proposta. Caso a proposta seja rejeitada, o liminar permanecerá em vigor e o julgamento será aguardado.

Após uma discussão detalhada, os dirigentes sindicais questionaram o Banco do Brasil sobre a possibilidade de melhorar a proposta, mas o negociador do banco afirmou que não existe outra proposta em consideração. A proposta será levada para avaliação dos bancos em suas respectivas bases em todo o Brasil, e o resultado dessa avaliação será comunicado ao banco. A etapa desse processo ainda está por vir, com implicações para o cenário jurídico e trabalhista relacionado à questão da gratificação dos caixas.

O Banco O Banco declarou aos representantes que a movimentação não causará impacto na vida do trabalhador ou da trabalhadora que não se candidatar ao certame interno, tampouco haverá transferências compulsórias para preenchimento das vagas. Que não há nenhuma orientação do Banco para forçar, assediar, ou acelerar processos de trasnferencias, ou realocação, e que qualquer iniciativa dessa ordem por parte dos gestores deverá ser informada ao sindicato ou a GEPES.

O Banco anunciou ainda, que ja está em funcionamento o Sistema Automático de Concorrência à Remoção (SACR), que já foi efetivada 15 transferências e o início da convocação das pessoas que passaram no último concurso.

FEEB SC