Na tarde da última sexta-feira (4), a Contec (Confederação Nacional dos Bancários) assinou com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válida por dois anos. A proposta patronal foi aprovada pela categoria em assembleias gerais virtuais realizadas pelos sindicatos de todo País, no dia 31 de agosto.
A assinatura da CCT foi possível após uma longa e intensa negociação com a Fenaban, por videoconferências, em função da pandemia do novo coronavírus. Os acordos coletivos com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal devem ser assinados nesta terça-feira (8).
A CCT assinada com a Fenaban garante, para este ano, reajuste de 1,5% mais abono de R$ 2.000 e a reposição do INPC para demais verbas como vale-alimentação e vale-refeição, assim como para os valores fixos e tetos da PLR. Para 2021, prevê aumento real de 0,5% mais a inflação medida pelo INPC dos últimos doze meses (1 de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2021).
Segundo o presidente da Feeb-PR, Gladir Basso, que integra o comando nacional de negociação, “a partir de agora começam os trabalhos das comissões bipartites. Queremos nos reunir ainda em setembro para atuar construtivamente para que todas as pendências e questões sejam efetivamente debatidas e solucionadas”. (FEEB PR)