Dados são do quarto trimestre de 2023. No período de um ano, o Santander ainda lidera o ranking de queixas
O Bradesco, segunda maior instituição financeira privada do Brasil é o terceiro banco no ranking de reclamações de clientes e usuários no país, no período do quarto trimestre de 2023. Os números são do Banco Central do Brasil.
A frente no número de queixas, o BTG Pactual/Banco Pan, empresa fundada pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes, seguido do PagBank/PagSeguro.
No período de 12 meses, o espanhol ainda lidera o ranking de queixas.
Números do levantamento
Os números das queixas são do quarto trimestre de 2023, segundo ranking do BC.
O conglomerado do BTG/Pan lidera o ranking disparado, com índice de reclamações de 34,11. O PagBank/PagSeguro vem em segundo, com índice de 20,35 e o Bradesco em terceiro, com 18,96. Ao se considerar o histórico de reclamações, de março de 2002 a junho de 2014, o líder no ranking ainda é o conglomerado do Santander, com índice de 1,38, seguido pelo HSBC (1,06) e pelo Banrisul (0,86).
Defesa dos empregos
As reclamações mais frequentes são “irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações.
Mas são os serviços relacionados à cartões de crédito” a de maior ocorrência, com 1.934 registros.
Quando o movimento sindical está em campanha para melhorar o atendimento à população, está, acima de tudo, defendendo os empregos e os direitos da categoria. Este certamente será um dos temas centrais da Campanha Nacional dos Bancários deste ano.
Fonte: Bancários Santos