Nesta sexta-feira, 24 de maio, foi realizada uma reunião online entre representantes do Banco do Brasil e da CONTEC para discutir propostas e sugestões com o objetivo de amenizar o sofrimento dos colegas afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul. O encontro reforçou o compromisso das instituições em buscar soluções que beneficiem os funcionários afetados pela calamidade enfrentada no Rio Grande do Sul, destacando o papel essencial do Banco no sistema financeiro nacional.
Durante a reunião, foram destacadas as seguintes propostas por parte da CONTEC:
- Adiantamento salarial: Reposição em 120 meses, com carência de 24 meses, devido à gravidade da situação.
- Adiantamento da segunda parcela do 13º salário: Para os colegas que assim o requererem.
- Substituição de computadores: Para os colegas que trabalham em home office e perderam seus equipamentos, sem custo para o funcionário.
- Financiamento de computadores: Com taxas de juros limitadas à variação da SELIC anual para os colegas que perderam seus computadores pessoais.
- Suspensão das mensalidades de CDC, empréstimo simples e financiamento imobiliário: Por até 24 meses, prorrogáveis se necessário.
- Empréstimo especial: Com taxa de juros limitada à variação da SELIC anual e até 12 meses de carência, visando a recuperação do local de residência.
- Auxílio moradia: Por até um ano, correspondente a dois salários-mínimos, para pagamento de aluguel, para os colegas que tiveram suas residências atingidas.
- Concessão de PAS: Para os colegas que requererem, com prazo alongado, de modo que a prestação mensal se enquadre dentro da margem consignada.
- Carência de um ano em prazo de até 120 meses: Para os empréstimos e/ou financiamentos.
- Interceder junto à PREVI: Para viabilizar a liberação do saldo existente no BET (Benefício Especial Temporário), para os colegas atingidos pela catástrofe.
- Abono de quatro salários: Para os colegas atingidos, com um piso de R$ 20 mil, para auxiliar na recuperação.
- Isenção da mensalidade da CASSI e coparticipação: Por 12 meses, com pedido de reembolso do BB para a CASSI.
A CONTEC e o Banco do Brasil seguem comprometidos em manter um canal aberto de comunicação para discutir e implementar novas ideias que possam surgir e auxiliar ainda mais os colegas afetados. Este compromisso reforça a importância da união e da solidariedade em momentos de crise, buscando sempre o bem-estar dos funcionários e a recuperação das comunidades afetadas.
Fonte: Contec (FEEB SC)