A Rodada de negociação de hoje (21) entre Fenaban e a a Comissão de Organização da CONTEC, terminou sem avanços .
A Fenaban iniciou a reunião apresentando os benefícios que os bancários recebem e destacou que os auxílios oferecidos aos bancários são superiores aos de muitas outras categorias. Isso inclui itens como vale-alimentação, vale-refeição, auxílio-creche, entre outros. A intenção parece ser mostrar que, apesar das demandas salariais, os bancários já possuem um pacote de benefícios robusto.
Após a apresentação , a Fenaban trouxe à mesa, a proposta de reajuste de apenas 85% da inflação .
Essa proposta está bem abaixo do que está sendo pedido, que é a reposição da inflação (INPC acumulado entre 1º de setembro de 2023 e 31 de agosto de 2024) mais um aumento real de 5% nos salários, na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e demais verbas de natureza salarial. Além disso, também está sendo solicitado, reajustes maiores nos vales alimentação e refeição.
“ São muitas as dificuldades enfrentadas nessa Campanha Salarial. Apesar dos lucros bilionários dos bancos brasileiros, a Fenaban alega dificuldade em atender as nossas reivindicações . A categoria bancária desempenha um papel fundamental na economia e precisa ser valorizada adequadamente, e é justo que suas demandas por melhores salários e condições de trabalho sejam atendidas.” Argumentou o presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina, Armando Machado Filho, durante as negociações de hoje.
A próxima reunião está marcada para o dia 27 de agosto, às 9:00h.
Assessoria de comunicação – FEEB/SC