Menu fechado

Campanha Salarial 2024 : Bancos insistem em reajuste insuficiente e escalonado

Após 72 dias de negociações na Campanha Salarial 2024, hoje, 29 de agosto , ocorreu a 12ª rodada de negociações  entre a Comissão de Negociação da Contec e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) .

A Fenaban apresentou uma proposta que inclui reajustes por faixa salarial e ajustes em benefícios como vale-alimentação e vale-refeição e PLR . A mesa de negociação da Contec rejeitou a proposta, que além de dividir a categoria, propõe um reajuste insuficiente e a precarização da CCT.

Os bancos estão com larga vantagem em relação aos concorrentes no setor, por isso não há motivos para não conceder ganho real. Veja os dados:

– Em 2023, os bancos tiveram lucro de R$ 145 bilhões no país. Estamos falando de lucro, já descontado impostos, provisões, gastos com funcionários e equipamentos.

– No 1º semestre de 2024 o lucro dos 5 maiores bancos foi de R$ 60 bilhões, aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2023.

– No Brasil, os bancos têm rendimento médio de 15% ao ano acima da inflação. A título de comparação, os bancos dos Estados Unidos têm rentabilidade média de 6,5% acima da inflação, na Espanha 10% e na Inglaterra 9%.

– As receitas dessas empresas representam 10 vezes as despesas de pessoal, enquanto que, nas cooperativas, essa relação é de 7 para 1 e, nas instituições de pagamento de 1,3 para 1.

“ A Federação dos Bancários de Santa Catarina está participando de todas as rodadas de negociação com os bancos, na Campanha Salarial 2024, pois é fundamental a atuação e o acompanhamento das negociações, para garantir que as vozes dos trabalhadores sejam ouvidas e que os direitos sejam defendidos. Até à data de hoje, estamos tendo muita dificuldade nas negociações, as objeções patronais frente as reivindicações dos trabalhadores estão sendo bastante desafiadoras, e as propostas da Fenaban não atendem às expectativas dos trabalhadores. Apesar da resistência dos bancos , estamos insistindo no reajuste da inflação mais aumento real, sem escalonamento, conforme a faixa salarial “, Falou Armando Machado Filho, presidente da FEEBSC.

Após 9h de negociação, a Fenaban informou que analisará todos os argumentos e objeções dos representantes dos trabalhadores trazidos à mesa na data de hoje .

Amanhã (30), terá nova rodada de negociação com as bancos, a partir das 10h.

Assessoria de Comunicação – FEEB/SC